DRIVE

Crédito Habitação: isenção da comissão de amortização termina no final de 2025

09.12.2025
Amortização de crédito

A isenção da comissão de amortização antecipada nos créditos à habitação com taxa variável termina já a 31 de dezembro de 2025. Isto significa que, a partir de 2026, quem optar por amortizar o seu crédito voltará a pagar uma comissão de 0.5% sobre o montante reembolsado. Por exemplo, por um reembolso antecipado de 10 mil euros, vai pagar-se ao banco uma comissão de 50 euros.

Assim, se pretende amortizar o seu empréstimo, este é o momento certo. Tem até ao fim do ano para dar entrada com o pedido junto do seu banco e garantir que todo o processo fique concluído ainda em 2025. 

Recorde-se que esta suspensão de cobrança de comissões pelo reembolso antecipado de crédito habitação a taxa variável existe desde 2022, criada na altura para mitigar os efeitos do aumento das taxas de juro. 

Ao longo dos últimos três anos, a isenção permitiu a milhares de famílias reduzir o impacto da subida das taxas de juro, amortizar mais facilmente o capital em dívida e melhorar a gestão do orçamento familiar.

Com o fim desta isenção, torna-se essencial reavaliar estratégias financeiras.
Se tem um crédito habitação com taxa variável, amortizar antes do fim de 2025 pode representar poupanças relevantes.

Se tem taxa fixa, nada muda no regime das comissões:  a comissão de amortização antecipada mantém-se nos atuais 2%. Ainda assim, pode ser vantajoso renegociar ou transferir o crédito para condições mais competitivas. 

O planeamento financeiro será mais exigente, sendo fundamental rever as estratégias de gestão de dívida, atualizar simulações de custo total de crédito e acompanhar a evolução das ofertas disponíveis no mercado bancário. 

Seja qual for a sua situação, recomenda-se recorrer aos serviços de um intermediário de crédito, que sem quaisquer custos, pode realizar uma análise especializada e apresentar as soluções mais adequadas à sua situação atual. 

partilhar